O novo editor baseado em blocos é o primeiro passo em direção a um novo futuro empolgante com uma experiência de edição simplificada em todo o seu site. Com mais flexibilidade na forma como o conteúdo é exibido,
A proposta do editor Gutenberg é inserir qualquer tipo de conteúdo multimídia de maneira rápida e permitir que se organize o conteúdo como quiser. Cada parte do conteúdo estará em seu próprio bloco, isolado de forma que se possa colocá-lo onde quiser.
Em sua versão de lançamento oficial, dezembro de 2018, vários blocos estão disponíveis por padrão na biblioteca, e mais são adicionados pela comunidade a cada dia.
Design versátil para todos os sites
O Twenty Nineteen é pensado de forma que você possa usá-lo em vários tipos de sites diferentes. Se você tem um blog de fotografia, um site para seu novo negócio ou caso esteja ajudando uma ONG, o Twenty Nineteen é flexível o suficiente para atender às suas necessidades.
Mantenha-se no Clássico TinyMCE
Prefere continuar com o editor clássico? Sem problemas!
O WordPress dará suporte para o plugin do Editor Clássico até 2021.
O plugin Editor Clássico restaura o editor anterior do WordPress e a tela de edição de posts. Permite que você continue usando plugins que o estendem, que adicionam meta boxes do jeito antigo, ou que dependem do editor anterior de alguma forma. Para instalá-lo, visite sua página de plugins e clique no botão “Instalar agora” ao lado do “Editor Clássico”. Depois que a instalação do plugin terminar, clique em “Ativar” e pronto!
Gutenberg – Considerações finais
Após participar de uma live, resolvi instalar o WordPress 5 para testar as novas funcionalidades.
Gostamos muito da forma como a montagem em blocos para as postagens, que acredito que a proposta seja mais para um conceito de LAYOUT DESIGN do que simplesmente postar textos e imagens.
A adaptação do editor classico TinyMCE para o Gutenberg é bem tranquila e após algumas postagens dificilmente se retorna ao editor clássico.
Dentre vários recursos como integração com redes socias, codigos widgets, a criação de galeria de imagens ficou muito boa, não seguindo um formato de grid “fixa”, onde definido o numero de colunas de imagens, a galeria se ajusta conforme a largura das imagens:
*Abaixo uma galeria com 3 colunas
Acho que no geral só faltou um pequeno item no novo editor de texto, que era disponibilizado no editor clássico mediante a instalação de um plugin, referente ao alinhamento do texto em Justificado dentre outros itens de cor de texto, tamanho, etc. Caso queira se beneficiar desses recursos, basta aplicar um BLOCO CLÁSSICO.
O Gutenberg não substitui um construtor em blocos para páginas mas como um editor de texto, penso que com novas atualizações, o Gutenberg se torne seja um poderoso editor para criação de post mais ricos em termos de design.