Surge sempre uma dúvida: minha empresa deve ter um Aplicativo ou Site Responsivo?
A resposta é, faça uso de ambos, pois eles podem se complementar, e em determinados casos um pode interfacear o outro!
Site responsivo
Atualmente os sites devem ser responsivos devido a utilização cada vez maior de smartphones. Ter um site que não seja responsivo, nos dispositivos móveis podem ser visualizados cortados ou ter seu tamanho redimensionado, dificultando a leitura em ambos os casos. Outra vantagem é que o seu site continua posicionado no Google e ele pode ser encontrado através deste motor de busca. E por falar em Google, a empresa norte-americana já avisou que quem não tiver o site responsivo, começará a cair nas buscas.
No entanto, existem funcionalidades que o site responsivo não consegue criar e que apenas estão disponíveis em um aplicativo…
Aplicativo (App)
Os aplicativos mobile são criados com o objetivo de oferecer a melhor experiência mobile possível devido à profunda integração e adaptabilidade ao dispositivo.
Ao contrário de um site responsivo, os aplicativos mobiles permitem o acesso às funcionalidades dos smartphones que não são facilmente acessíveis através das aplicações web. Por exemplo, a geolocalização avançada (uso do GPS no mobile), as notificações push (envio de notificações aos usuários como promoções, avisos, alertas, etc) .
Sua empresa ter um aplicativo denota que ela está atualizada e acompanhando as tecnologias de comunicação digital.
E a solução para o seu negócio é…
Tenha um aplicativo e um site responsivo para sua empresa
Na hora de tomar uma decisão, Aplicativo ou Site Responsivo, o meu conselho é que opte…pelas duas!
Escolher entre um site responsivo e uma app não são opções distintas, mas sim, complementares: tenha um site responsivo que permita que o seu site funcione em todos os dispositivos independentemente de serem desktops, tablets ou smartphones e ainda ser indexado ao Google; e um Aplicativo (App) que permita uma experiência de navegação mais completa e direta ao seu cliente gerando relacionamento e também tirar partido de todas as funcionalidades do smartphone, bastando apenas clicar no ícone de sua empresa para o usuário ter as informações que deseja.