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Buscando o crescimento de audiência do seu conteúdo divulgado, o influenciador digital (Youtuber, Blogueiro, Gamers, Instagramer, etc) é requisitado por empresas para divulgação de seus produtos através do nicho que o influenciador atua. Entretanto nem todos conseguem obter uma grande audiência nas plataformas digitais.
O micro influenciador, o que lhe falta em seguidores compensa em constância e relacionamento que acabam mantendo sua audiência ativa em um nicho especifico. Com um custo de divulgação bem menor que os grandes influenciadores, as empresas se sentem mais a vontade em investirem em divulgação nos micro influenciadores, pois caso a ação de marketing não seja bem sucedida as perdas serão mínimas. Além do risco reduzido, as empresas podem contratar vários micros influenciadores para maximizar sua divulgação de forma viral. Com o custo mais acessível pequenas e médias empresas tem condições de ajustar suas verbas de divulgação neste tipo de profissional.
O conteúdo produzido por influenciadores associados a marcas diminuiu nos últimos meses, enquanto o setor de nano e micro influenciadores tem se apresentado como o melhor investimento para marcas que cortaram seus orçamentos durante a pandemia, segundo o relatório sobre o impacto da crise de saúde no marketing de influenciadores realizado pela plataforma Socialbakers .
“Embora COVID-19 tenha deixado uma grande pegada econômica, os anunciantes ainda estão investindo em marketing de influência para atingir um público-alvo, mas com uma perspectiva muito diferente. Os nano e micro influenciadores passaram a ser categorizados como recursos de alto valor que produzem um grande impacto, com a vantagem de não ter que fazer grandes investimentos e macro mega influenciadores “, afirma o CEO da Socialbakers, Yuval Ben-Itzhak .
O estudo revela que a eficiência dos influenciadores , ou seja, a proporção de interações médias em uma publicação em que uma marca é anunciada em relação a uma publicação da própria marca, também diminuiu 41% em abril , em relação ao exercício anterior.
Por sua vez, os acordos de marca com micro influenciadores com menos de 50.000 seguidores registraram quase 40% de participação de mercado nos últimos 16 meses, seguidos por nano influenciadores com menos de 10.000 seguidores.
No entanto, a situação muda completamente no caso dos mega influenciadores com mais de um milhão de seguidores, que passaram a representar entre 1% e 3% dessas colaborações. Outro dado que sustenta a nova tendência das empresas é que, um terço dos influenciadores que já participaram com marcas no Instagram eram nano influenciadores e 31,9% de todas as publicações com menção paga vieram desse segmento.
Instagram e Youtube, bem como Sites e Blogs de nichos são os que mais se destacam em termos de ferramentas utilizadas pelos micro e nano influenciadores, as mesmas utilizadas pelos mega influenciadores.
Um fato interessante é que um micro influenciador com um Site ou um Blog de nicho pode atingir o mesmo publico de um mega influenciador, ou um grande portal, do mesmo segmento. Utilizando técnicas de otimização para os resultados de busca do Google ( SEO ) de forma correta, o micro influenciador entra no páreo pela disputa do consumo de conteúdo por parte dos usuários.
Alguns especialistas estimam que mesmo com o fim do confinamento causado pela pandemia, nada mudará, pois com a normalidade restaurada, as empresas já terão absorvido esse novo conceito para suas campanhas de divulgação de seus produtos ou serviços.