2020 foi o ano que o marketing digital mais cresceu devido a pandemia do Covid-19. Várias empresas passaram a atuar no ambiente digital para se manterem ou se tornarem competitivas com seus produtos e serviços. O home office e o teletrabalho mudaram completamente a atividade empresarial, de modo que 80% dos projetos de marketing passaram a ser realizados digitalmente, de acordo com estudo desenvolvido pela agência Crowdland, que entrevistou diferentes profissionais do setor, executivos e profissionais de marketing que atuam em agências de criação, mídia, consultorias, PMEs, startups e grandes empresas.
A crise da saúde tem se apresentado como o motivo perfeito para promover a entrada no ambiente digital das empresas, por isso as organizações apostam cada vez mais em ações em redes sociais, desenvolvimento de conteúdos digitais , plataformas web e projetos de e-commerce para se adaptarem às suas novas. necessidades.
Já no desenvolvimento de projetos digitais a demanda do uso de ferramentas colaborativas online para trabalho remoto deu agilidade na comunicação e na entrega.
Um outro efeito que as empresas passaram a enfrentar foi a capacitação técnicas de seus colaboradores para se adequarem a esta nova realidade. O uso dos equipamentos de informática e plataformas online trouxe uma nova realidade aos profissionais que tiveram que buscar cursos para se manterem competitivos.
A pandemia conseguiu conduzir a transformação digital forçada e evidenciou que o futuro do marketing em tecnologia digitais se tornou definitivamente consolidada.