Com o mercado impactado devido a pandemia causada Covid-19, Pequenas e Médias Empresas (PEM) ao verem seus negócios fecharem ou ter sua capacidade operada no mínimo,estas precisaram se reinventar ou se adequar.
Várias empresas entenderam que uma alternativa seria ir para o ambiente digital para sobreviverem ou mesmo se tornarem competitivas.
Com a chegada de 2021 a situação não variou muito em termos de cenário, mas durante 2020 o ambiente digital e trabalhos remotos passaram a ser o novo modo de se fazer ou continuar nos negócios. Como na natureza, só os que se adaptaram que continuaram afazer negócios.
Cases de empresas
Polaroid
Inventora da fotografia instantânea nos anos 1950. Por muitos anos, teve um enorme sucesso com base em uma inovação que oferecia ao amador uma possibilidade antes proibida: o desenvolvimento automático. Com o tempo, a tecnologia foi copiada por outros, como a Kodak, e embora ela tenha vencido uma ação judicial contra ela, a vantagem competitiva acabou diminuindo à medida que a fotografia digital avançava.
A história das empresas está repleta de muitos cases como a Polaroid. Porém, existem alguns casos em que uma vantagem competitiva, ou inovação, é mantida ao longo do tempo, seja em sua forma original, seja adaptada ou modificada.
Google
Empresa norte-americanade busca da internet, integrada ao grupo Alphabet. Esta empresa nasceu em 1998 como um serviço de pesquisa de páginas web e informação na Internet. Sua facilidade de uso, rapidez e qualidade nas buscas fizeram com que rapidamente superasse outros buscadores, como o Altavista , e desde então, continua sendo referência em seu nicho de mercado, com mais de 90% do total (superando o Yahoo ou Bing, por exemplo).
O sucesso do Google é notável, embora sua vantagem competitiva tenha sido alimentada pela incorporação de uma infinidade de produtos e serviços agregados, como Google Maps, Youtube, Gmail, Docs, Google Drive, seu próprio sistema operacional (Android) e até smartphones. Hoje, o Google é mais do que um mecanismo de busca, é uma plataforma para produtos e serviços digitais globais. Seu diferencial atual é a marca própria . Através de um novo elemento, como o motor de busca, incorporou elementos adicionais, reforçando a sua posição dominante.
Estes casos mostram que se as empresas não fizerem algo diferente, ou melhor que a concorrência, tendem a desaparecer.
Na busca por inovação, empresas precisam testar técnicas e novas formas de divulgação de seus produtos e é no ambiente digital que isso se torna muito mais viável.
Websites, Blog, Lojas Virtuais, Email Marketing, SMS, Whatsapp, Telegram, Instaragam, Facebook, estas são uma das inúmeras ferramentas â disposição da pequenas, médias e grandes empresas na promoção de seus produtos e serviços.
Estar no ambiente digital se tornou quase uma regra para se manter neste cenário de Pandemia. Aguardar a chegada da era Pós-COVID pode estar muito longe de chegar e as empresas podem não ter esse tempo a seu favor,