Samantha, a mais nova assistente virtual 3D da Samsung, mais conhecida como “Sam”, concebida para um futuro próximo.
SAM foi anunciada em outubro de 2020 como uma assistente virtual da Samsung, designada como uma solução de interação no sistema de SAC para os consumidores sobre produtos, serviços, promoções, meios de pagamento e monitoramento de pedidos.
Inicialmente, o design apresentado de SAM era no estilo de personagem de cartoon, similar aos Memoji da Apple. Uma das empresas de marketing de propriedade da Samsung solicitou ao estúdio Lightfarm para reformular o visual de SAM, passando por um redesign completo em uma versão 3D, voltado mais para as reds sociais, sendo mais moderna, animada e com mais expressividade, com poses e diferentes texturas.
Assistente Virtual
Como se sabe, um assistente virtual é um programa desenvolvido para ajudar os usuários, seja em um smartphone ou em um PC, a realizar as atividades diárias de forma mais eficaz. Atualmente, existem vários assistentes virtuais na internet por enquanto.
Alguns exemplos são o Google Assistant do Google, o Alexa da Amazon, o Cortana da Microsoft e, finalmente, o Siri da Apple. Na verdade, a Samsung também possui um sistema Bixby, mas é menos popular entre os usuários de smartphones.
A maneira de ativar este assistente é a mesma, mas um pouco diferente uma da outra. Alguns podem ser ativados imediatamente ao ouvir um comando de voz, e outros precisam pressionar um botão especial para ativá-lo.
Excepcionalmente, desses cinco assistentes virtuais, apenas Sam tem um corpo real em 3D. No caso da Cortana, realmente ela tem um corpo, mas só está presente num dos jogos da Microsoft, da série Halo.
O Design da SAM desenvolvido pela Lightfarm
Sam possui um design de uma adolescente de 24 anos. A personagem é semelhantes às das séries animadas ocidentais, com um toque de vibe “girl-style sul-coreana”, com um corte de cabelo curto, tornando sua aparência mais fresca e típica da geração millennial.
Vestido com uma camiseta de gola preta com o logotipo da Samsung no lado direito e calça azul marinho, a aparência de Sam parece simples e elegante.
A polêmica quanto Sam ser uma assistente virtual da Sansung
A própria Samsung não anunciou oficialmente nada sobre o novo assistente virtual que planeja incluir em seu produto e não deu nenhuma dica, pois não disse nada sobre a substituição do Bixby, para que isso possa se transformar em uma reviravolta.
A empresa Lightfarm confirmou que fez os renders 3D de Sam para uma das empresas de marketing de propriedade da Samsung. No entanto, a gigante desenvolvedora de smartphones não usou a versão feminina de Sam.
Na época a Samsung não utilizou o trabalho do Lightfarm em nenhum tipo de campanha, porém atualmente a está utilizando ativamente em suas redes sociais promovendo campanhas de marketing.
Em 12 de novembro de 2022, a Samsung anunciou que SAM, sua Avatar Virtual, está ativa para ajudar os consumidores da América Latina a tirar dúvidas nos canais digitais, redes sociais e na loja online da companhia sul-coreana. Ela responderá informações sobre dispositivos, funções e serviços da empresa.
Sobre a atuação de SAM nas plataformas de redes sociais, a diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil, Anna Karina Pinto disse:
“Estes são os primeiros passos da SAM, uma personagem carismática e antenada nas tendências e no que há de mais novo no mundo digital. A partir de agora, ela terá um papel importante nas campanhas de conscientização da Samsung voltadas aos consumidores mais jovens, principalmente a Geração Z. Nosso objetivo é fortalecer a consistência da presença da nossa marca na região”.
Conforme a declaração da diretora de marketing corporativo, Anna Karina Pinto, da Samsung Brasil, concluiu-se que haja uma tendência que vejamos SAM aparecendo cada vez mais nos canais oficiais da marca no Brasil
O objetivo da Samsung é continuar a explorar outros produtos da marca com a ajuda da SAM.
Sam também é Bixby?
O site Screen Rant informou que Sam e Bixby são dois assistentes virtuais diferentes. Alguns rumores e outras fontes confiáveis também afirmaram que Sam não é o substituto da Samsung.
A gigante da tecnologia confirmou que a nova Samantha Samsung não foi desenvolvida para substituir sua atual assistente virtual. A Sansung acrescentou que Sam é na verdade um chatbot da equipe Samsung Service.
A Samsung explicou que Sam trabalha por meio de uma das plataformas populares de mídia social, como o Facebook Messenger. A empresa acrescentou que este chatbot é uma resposta automática às perguntas e consultas dos consumidores.
Parece que os usuários terão que esperar por um anúncio da própria empresa, o que pode levar algum tempo.